quinta-feira, 18 de junho de 2015

Esse glúten... vale a pena se desfazer dele?

Oi pessoal! boa noite!

Hoje no Mais Você a moça lá passou uma receita de panqueca com polvilho. Parece bem boa, minha amiga até fez agora a noite e disse que ficou gostoso a receita pode ser vista aqui (também vou querer fazer!). Eu acredito, claro, receitas com polvilho são ótimas. Mas a minha dúvida é: esse negócio todo de "sem glúten"... 

trigo tem vários nutrientes, não tem? Eu li em alguns lugares que o polvilho não é tão nutritivo assim e o trigo seria mais interessante. Li também sobre o glúten e que ele, mesmo para não celíacos, poderia auxiliar na digestão, mas confesso que não tenho certeza da veracidade disso - vale uma pesquisa mais a fundo.
O que eu fui atrás para dar uma olhada mesmo foi nesta questão dos nutrientes: segundo a TACO - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, elaborada por pesquisadores da UNICAMP, a farinha de trigo apresenta maiores valores nutricionais em relação ao polvilho doce, comparando-se porções de 100g de cada. Alguns valores são bem diferentes, outros, próximos.  Minha nutri, Daniele Pagliarini, indicou que eu reduzisse a ingestão de glúten... mas, mesmo assim, a dúvida persiste: o que vale mais a pena: comer algo mais nutritivo ou algo sem glúten, sendo que não sou celíaca? ...ai, ai...

Ah, para quem quiser conferir a TACO, pode acessar aqui!

Um comentário:

  1. Oi Thaís!
    Hoje acessei o seu blog. Não sabia que você também tinha um. Adorei o seu cantinho. ;) Vamos trocar muitas figurinhas!!!
    Ah! Mantenha o foco no objetivo master, aos poucos voltarás a velha forma física. Confia. beijos,
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Assim que puder, darei uma passadinha no seu blog também! :D